quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Jornal de bairro, uma escola

A primeira impressão de um estudante de jornalismo ao ingressar na universidade é se ver na bancada do Jornal Nacional ou dentro da tumultuada redação de Zero Hora, você estudante, acha que é nesse lugar que irá aprender?
Engana-se quem pensa que jornal pequeno é sem futuro, o futuro de um jornalista de 12 páginas é o jornal de 40 páginas que ele vai assinar suas matérias amanhã.
Não é fácil ser repórter (faz tudo) em um jornal de bairro amigos, você digita matérias pagas (e não pode corrigi-las), você faz a diagramação e quanto mais calhau melhor, você até cuida das assinaturas do jornal, e mais, você mesmo faz o café da redação, que na maioria das vezes é composta por umas 5 pessoas, no máximo.
Cada pessoa senta uma do lado da outra, podem se falar cara a cara, um ajuda na matéria do outro, da pitaco, corta o título, tira o último parágrafo e corta a foto do colega, mas tudo é na parceria, no coleguismo, afinal todos se conhecem, diferente de um jornal onde nem se sabe quem está sentado na cadeira do lado, onde pra conversar só é possível pela intranet.
O jornal de bairro não vai lhe proporcionar muita correria, se for semanal você terá um dia inteiro de muitas coisas para fazer e tudo muito rápido, por que ainda existe o encarte do jornal e acredite você também fará isso. A maioria dos jornalistas que se preze gosta de dias corridos, e este tipo de veículo vai te ensinar a lidar com isso, para mais tarde quando entrar em uma redação diária conseguir viver isso na pela todo o santo dia, afinal jornalista gosta dessas coisas de “ultima hora”. O jornalzinho que você trabalha, como fala a sua vizinha, vai te ensinar isso, pode acreditar.
Mas se você quer fama, quer ser reconhecido, largue hoje o seu currículo no jornal da sua cidade, por que nada é mais gratificante do que fazer uma matéria sobre uma rua cheinha de buracos e no dia seguinte a moradora ligar te agradecendo e te tratando como um rei e quando rola um agradinho é melhor ainda. Em todos os eventos da comunidade todos saberão de onde você é e o que você faz, se estiver com uma máquina fotográfica pendurada no pescoço melhor ainda. A fama é grande em um jornal de bairro, precisa ter colhão pra agüentar.
Todo o jornalista deve passar por esta experiência, pois estes jornais feitos com humildade, que tratam a sua cidade ou o seu bairro com zelo, carinho e amor é que vaão construir um bom jornalista futuramente, é este jornal que vai apurar o olhar para coisas que seriam banais ou que para os grandes jornais não tem importância. No fim, este jornal se torna uma verdadeira escola.

Um comentário:

  1. Gostei. Jornalismo e publicidade estão super na moda, qualquer um que escreve um texto ou cria um post e leva mais de 20 mãozinhas positivas, acha que vai para numa bancada do Jornal Nacional e vai estuda jornalismo. Nada contra correr atrás de um sonho, mas tem que ralar e começar por "baixo" é a melhor maneira de crescer. Desejo muito sucesso pra ti profissionalmente e em todas as outras áreas da tua vida. (Gabi)

    ResponderExcluir