sexta-feira, 4 de maio de 2012

O real significado

Ontem entrevistei uma artista plástica aqui em Alvorada. Logo que cheguei em frente a sua casa, uma moradia grande e luxuosa, pensei: “Deve ser alguém muito cheio da onde, mas vamos lá”. Logo de cara vi que em enganei. Ângela Paiva pinta desde sempre, e ministra aulas de pintura e bordado há 13 anos. Entrei em seu ateliê e foi como me sentir em casa, ela me ofereceu uma xícara de café e assim fomos conversando, ao som de uma música muito suave. Eu tinha o meu bloquinho de anotações em punho e anotei tudo, mas em alguns momentos sentia mais vontade de observar Ângela do que de anotar qualquer coisa. Ela me mostrou sua casa, que sim é muito bonita por dentro e por fora, igual a artista, que mesmo em meio a alguns luxos é uma pessoa muito simples. Com orgulho ela abriu um armário e tirou de lá uma caixinha com algumas medalhas, e cada uma que ela me mostrava ela contava uma história. Consegui suas obras, algumas que ainda estão inacabadas e até brinquei com seus dois cachorros. Fiquei dentro do mundo de Ângela por apenas 3 horas, mas foi o suficiente para conhecer uma mulher tão corajosa e determinada, além de ouvir inúmeras histórias. Cheguei no jornal e logo comecei a escrever a matéria sobre a vida da artista. Diagramei a página, arrumei as fotos e fui tratar de fazer outras coisas, afinal era dia de fechamento. Hoje à tarde quando atendi o telefone fiquei surpresa, era Ângela e logo pensei, “Putz, fiz merda, devo ter escrito algo muito errado”. A minha entrevistada não sabia como fazer para me agradecer, disse que estava muito emocionada com tudo, e que ninguém nunca quis conhecer a sua vida e a sua história. Chorando, ela me agradeceu umas 10 vezes e eu, quase chorando do outro lado da linha, disse que o agradecimento era todo meu, pois eu tinha acabado de conhecer uma mulher incrível. Então hoje eu acabei descobrindo o real significado dessa profissão. Sei que cometo inúmeros erros de português e que ainda preciso aperfeiçoar muito a minha escrita, mas são atitudes como essas que me fazem nunca desistir. Que me fazem errar mais ainda, pra poder aprender sempre. Sentir que o teu texto emocionou ou ajudou alguém é muito gratificante e por mais que eu ainda deva melhorar muito o meu, jamais vou desistir dessa vida.

Um comentário:

  1. Inspirador, adorei!
    Duas coisas:
    1° Não sei em que Jornal tu trabalha e gostaria de ler as matérias.
    2° Dá pra ti por favor segui o meu blog? Só tenho quatro seguidores :( Valeu mesmo.
    Beijo

    ResponderExcluir